quinta-feira, 11 de abril de 2024

Um som de trovão

Opinião

Um dos magos da ficção, Ray Bradbury (Fahrenheit 451) escreveu em 1952  “Um som de trovão”, um conto onde um personagem viaja ao passado e sem atender aos cuidados obrigatórios da viagem pisa por descuido em uma borboleta provocando uma intervenção na história. Ao retornar ao seu tempo ele encontra um outro mundo em decorrência da intervenção que provocou, incluindo a chegada ao poder de um líder fascista.

Dez anos após o conto de Bradbury, cientistas da meteorologia estudando as consequências ao longo do tempo de micro alterações em variáveis dos sistemas que estudavam fizeram simulações que deram origem a chamada Teoria do Caos. Chamaram de efeito Borboleta às consequências dessas micro variações constatando que variações iniciais, por menores que sejam, podem gerar enormes mudanças ao longo do tempo e tornar impossíveis as previsões de suas consequências e provocando os chamados estados caóticos.

Oxalá o efeito Lula Cagão não se transforme num efeito Borboleta. O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania) teve que enfiar a viola no saco e cancelar atividades que vinham sendo programadas há meses. Se quiser cantar que o faça em outro lugar. Desejo que ele próprio não seja rifado junto com suas programações, afinal, após essa cagada no pau do sapo barbudo será bem complicado o ministro prosseguir nos enfrentamentos que vem tendo sem o risco de ser questionado em nome do dito presidencial.

Todo o governo precisará se comportar como um grupo marciano colonizador que baixou aqui sem passado e sem história. Menções ao histórico da ditadura talvez tenham que ser contidas ou, quem sabe, receber endosso presidencial. Sensibiliza ou não os milicos? Atentado do Riocentro; assassinato de Herzog; assassinato de Manoel Fiel Filho; massacre de Volta Redonda;  bomba na ABI. Segundo Lula, não dá para prosseguir remoendo. Só faltou dizer: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?

Será que voltarão a mexer com o monumento do João Cândido? Tomara  que seja um exagero, afinal, segundo um amigo e militante querido,  a manifestação de Lula, golpeou o ânimo da direita.  

(Rio, 29/03/2024) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário