sábado, 9 de maio de 2020

A vida em tempos de coronavírus (51)


Opinião


O dia lá fora está lindo – hoje, sim, um sábado carioca. Com um dia bonito desses é dificílimo para qualquer um ir embora do Rio, incluindo esse sacana desse coronavírus. Como não se maravilhar e se deixar ficar?

São tempos difíceis, mas eu estaria sendo hipócrita se me incluísse entre os que amargam as penúrias desse tempo. Estou no grupo dos privilegiados, felizmente. Minhas angústias são por solidariedade. Então, não haverá muito o que inventar hoje. Sentar e descansar porque é sábado, comer feijão com arroz  (arroz de carreteiro que já estou preparando) porque nessa conjuntura sou  efetivamente um príncipe, dançar e gargalhar ouvindo Aldir Blanc e, mas tarde , bebericar umas em um encontro de bar virtual com amigos.

Entre os compromissos prazerosos gravarei um vídeo pra minha netinha linda que aniversariará na próxima semana e terá que se contentar com uma festinha virtual. Nunca imaginei isso em minhas projeções futurísticas, mas o século XXI está aí, desse jeito. Esse é o século das nossas crianças.

O governador do Estado, aquele que gosta de passear de helicóptero atirando sobre as comunidades como se fosse uma prática de tiro ao alvo, resolveu não decretar o tranca-rua estadual . Deixou sob a responsabilidade das prefeituras. O prefeito do Rio, onde moro, não adotou a medida em toda a cidade, mas o prefeito da minha cidade de origem – São Gonçalo – determinou o tranca-rua no município durante cinco dias, sujeito à prorrogação. 

A partir da próxima segunda-feira (11) até a sexta-feira (15), a ordem é haver isolamento social rígido, com fechamento total de todos os estabelecimentos não essenciais e proibição de permanência da população  em vias e locais públicos durante esse período.

São Gonçalo é a cidade mais populosa do Rio de Janeiro depois da capital, e no Brasil é a 16ª. cidade em população, incluindo as capitais. Tem cerca de um milhão e cem mil habitantes, mas é uma cidade pobre. O PIB per capita da cidade é aproximadamente R$ 16.500,00 bem menor que suas primas ricas e vizinhas: Maricá e Niterói

O PIB per capita  de Niterói é aproximadamente R$ 55.000,00 e o  de Maricá é aproximadamente R$ 75.000,00. O PIB per capita de Maricá é 1,36 vezes maior que o de Niterói e 4,5 vezes o de São Gonçalo. E o PIB per capita de Niterói é 3,3 vezes o de São Gonçalo.

Essa "pobreza" gonçalense se reflete naturalmente nos recursos para o enfrentamento da pandemia. Embora eu ache que a decisão do prefeito tenha sido uma boa medida, que torço para dar certo, suponho que será bem difícil a imposição efetiva do tranca-rua se não houver uma adesão em massa e consciente da população.

No mais, tentarei passar bem o dia para não atrapalhar o sábado.

####



Nenhum comentário:

Postar um comentário