sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Gaza - ainda tomando partido

Opinião 


Em postagem anterior, aqui, nesse blog, eu publiquei:

 embora consciente que essa não é a opção política de toda a população israelense, o fato é que Israel tornou-se um estado racista e empenhado numa limpeza étnica cuja vítima principal tem sido as populações palestinas 

Recebi discordâncias dessa afirmação. De minha parte, gostaria sinceramente de estar enganado, e vou além: gostaria que conjuntura política, tão conturbada, afetasse o rumo dos acontecimentos e negasse minhas avaliações. Contudo, até lá eu reafirmo essas avaliações.

No cenário atual eu tenho procurado não ser abalado pelas narrativas e notícias.  Praticamente todas, de um lado e de outro, e também de alguns outros, estão contaminadas de preconcepções, quando não são simplesmente falsas, fakes, montagens oportunas.

Isso não muda fatos históricos já filtrados e reafirmados por suas próprias consequências, entre eles a política que tem sido adotada pelo estado de Israel em relação a população palestina.

O apartheid israelense é uma realidade inquestionável, Gaza e Golan são exemplos vivos (enquanto ainda existirem palestinos vivos) e, a continuar assim, na medida em que a onda fascista mundial, já conhecida no Brasil, contaminou também parte da sociedade israelense na escolha de lideranças políticas, não será absurdo imaginar que os palestinos estão ameaçados de uma “solução final” dado que estão no limite de suportarem a vida em guetos.

 

#####


Nenhum comentário:

Postar um comentário