quinta-feira, 16 de maio de 2019

Pãezinhos



Opinião


"Idiotas úteis", "imbecis" e "massa de manobra". O presidente Bozo reagiu assim à greve nacional pela Educação referindo-se aos estudantes, professores e trabalhadores da área que fizeram uma manifestação de repercussão internacional. Sem noção do que estava falando – o que não é uma novidade – o Bozo ocupante da presidência travestiu-se de uma Maria Antonieta tupiniquim.

Se não tem pão, então comam brioches”.  Esse teria sido um comentário da rainha francesa diante das manifestações de uma população faminta que reivindicava pão para sua alimentação. A rainha foi decapitada e entrou para a história como símbolo da futilidade e insensibilidade da monarquia derrubada pela Revolução Francesa em 1789.

Os pesquisadores investigam a autoria real da frase atribuída à rainha que perdeu a cabeça (literalmente). Porém, no caso da antonieta tupiniquim essa dúvida não existirá. A declaração foi registrada por todos os recursos disponíveis da atual tecnologia. "Sorria, você está sendo filmado", e o presidente Bozo vomitou a sua medíocre intolerância para com os “imbecis” que se manifestaram em todo o Brasil no último dia 15 de maio.

Ele estava numa festa em casa dos seus senhores e protegido por uma lambição de adeptos que tentavam uma cerimônia de veneração. O presidente Bozo sentiu-se a vontade para espernear. Afinal, sua festa estava sendo melada pela segunda vez. Na primeira pelas manifestações do prefeito de Nova Yorque que divulgou em seu tuiter - “Se você quer invadir nossa cidade e se gabar de destruir o meio ambiente, ou sobre como você é um 'homofóbico orgulhoso', então os nova-iorquinos te criticarão por essa porcaria” [1] - Agora, contornados os constrangimentos, a água no chope da festa foi por conta das manifestações em defesa da Educação. O presidente Bozo não resistiu. Vomitou sua ignorância, seu preconceito e o seu ódio contra a sociedade que ele deveria representar.

A manifestação do Bozo fez-me lembrar do bispo do Araguaia, Dom Pedro Casaldáglia. Ao voltar de uma viagem à Nicarágua, nos idos de 1986, ele fez uma ode a outro Bozo, de nome Reagan, então presidente do EUA [2]:

“...

É preciso pensar humanamente o mundo. Não banques o Nero.
Não estas filmando, mico das telas. És o mandatário de uma grande nação.
Eu direi ao seu povo que limpe para sempre a merda que a tua bota de cowboy grudou em sua bandeira.
E lhe direi que saiba, quando vota, que pode estar vendendo muito sangue e sua honra.
Embriagastes o mundo de coca-cola, mas resta algum lúcido para dizer-vos não.
O lucro e o poder de suas armas não podem atingir maior valor do que o canto arrebatado de um menino de cor.
...”


Caramba! É como se  Dom Pedro Casaldáglia estivesse falando hoje e para o capitão Bozo, dia seguinte à greve nacional pela Educação.

Não conseguiria fazer uma ode, mas registro minha exclamação: 
Te cuida Bozo fascista. A greve geral já está na pista!



[1]
PREFEITO DE NOVA YORK VOLTA A ATACAR BOLSONARO NAS REDES SOCIAIS - Bill de Blasio afirmou que, se é 'radical' se levantar contra a "ideologia destrutiva" de Bolsonaro, então "somos radicais orgulhosos" – Época – 11/05/2019 – Disponível em <https://epoca.globo.com/prefeito-de-nova-york-volta-atacar-bolsonaro-nas-redes-sociais-23659187> - Acessado em 16/05/2019

[2]
Nicarágua – Combate e profecia – Dom Pedro Casaldáglia – Editora Vozes – 1986 - RJ

#####.

Um comentário :