quarta-feira, 22 de maio de 2019

Aperitivos da luta – Abrindo os trabalhos


Opinião

A reforma da previdência é recheada de aspectos que prejudicam os trabalhadores.  A maioria da população já está convencida disso, por mais que o governo faça as suas farsantes alegações e propaganda. Contudo, essa reforma segue passando por caminhos e ambientes onde não temos voz. Vamos, sim, derrotar essa reforma e imobilizar as ações desse governo, mas levaremos nossa luta para além da reforma. Não nos bastará trocar governantes por representantes mais qualificados, mesmo que representem uma oposição ao projeto atual, se essa troca for realizada  mantendo-se os marcos que determinam o enganoso projeto da democracia liberal.

Não é novidade que o governo atual representa uma elite de indivíduos e corporações para quem trabalhadores e a sociedade em geral são objetos. Para ela, quem não tiver algum valor de uso será excluído. O fato novo é que essa elite já não disfarça mais o seu projeto de exclusão. Mesmo as tradicionais regras e mecanismos que sempre mimetizaram uma república democrática estão sendo jogados no lixo. Os golpes e chicanas institucionais visando a reversão das sucessivas derrotas eleitorais sofridas pela elite são comprovação desse fato. A elite burguesa nacional não teve constrangimentos em atropelar  regras que ela própria estabeleceu até conseguir um resultado favorável com a eleição de uma cópia 1,99 do BozoBoss made in USA.

Aqui e acolá, ambos parecem cômicos e caricatos, mas são adequados aos projetos das elites, cada qual em seu respectivo picadeiro. No caso da trupe Bozo verde e amarela a sua tarefa é tentar destruir rapidamente e a baixo custo, sem a necessidade de prestação de contas, tudo que a sociedade brasileira tem construído com o suor de seus trabalhadores. Se a trupe virar imprestável, seja pelo seu êxito ou fracasso, poderá  até ser descartada pelas próprias forças que a levou ao poder. Para os trabalhadores trata-se de um enorme mal a ser combatido e derrotado. Não nos iludamos. A história está esfregando os fatos em nossa cara.


Vamos construir a Greve Geral em 14 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário