terça-feira, 20 de abril de 2021

Fratelli Tutti

Opinião 

Em outubro de 2020, tempos de pandemia, o papa Francisco publicou a encíclica “ Fratelli Tutti (sobre a fraternidade e a amizade social) “. Comprei o meu exemplar na loja da Editora Paulinas, no centro do Rio, ali na Rua 7 de setembro.

Um aspecto curioso é que a oferta de publicações da loja da Paulinas reflete um pouco o clima circunstancial das autoridades católicas no poder (o que não deve ser confundido com a organização estrutural da Igreja - essa é secular). Para quem não busca publicações exclusivamente religiosas, em tempos de um papa com ares progressistas há o que se achar de interessante na loja. Em outras ocasiões será uma busca vã.

Durante certo tempo, eu e um amigo querido tínhamos como imperativo buscar o lançamento dos calendários que destacavam datas com referências históricas às lutas sociais e de trabalhadores do Brasil e da América Latina. Os tais calendários não existem mais.

Bem conservador, fiz questão do meu exemplar em papel e comprei, mas a Carta Encíclica pode ser acessada em pdf (link baixo) e eu recomendo a sua leitura.

O papa Francisco está longe de ser um revolucionário, nem mesmo sei se ele atua como reformador entre seus pares e no âmbito da Igreja. Não conheço o suficiente. Mas, considerando o absurdo cenário sociopolítico em que vivemos, até ele desponta como uma referência importante de reação ao status quo.

Recentemente, em uma missa no Vaticano quando celebrou o “ Domingo da Misericórdia”, o papa comentou sobre a necessidade de partilha de bens, e destacou sobre sua mensagem “Isso não é comunismo, mas puro cristianismo”.  Alguém que conheço divulgou o assunto com a seguinte observação:

 “ Com um papinha igual a esse, a gente dispensa as intervenções de Lúcifer.”

A observação me incomodou, porém achei mais importante refletir sobre as suas inúmeras possibilidades de significações do que supor uma interpretação exclusiva, tentando adivinhar  o que terá passado pela cabeça de quem comentou.

Para mim, os posicionamentos que tenho visto do papa Francisco parecem estimular o resgate de importantes práticas sociais de religiosos católicos nos tempos difíceis da ditadura assassina de 64. Não sei se isso chega a acontecer, mas acho que o tal “papinha” tem apontado numa boa direção.

Quanto à dispensa do Lúcifer, se a atuação do anjo  caído contribuir para a construção de uma sociedade fraterna e de amizade, sem a exploração do homem pelo homem, ou seja, com a abolição do capital e superação do capitalismo, não serei eu quem sairá em passeata contra e nem dispensará os direitos do chifrudo intervir na realidade social.   #####

 

https://portalkairos.org/arquivo-portal/carta-enciclica-do-papa-francisco-fratelli-tutti-para-baixar/  (acessado em 20/04/2021)





Nenhum comentário:

Postar um comentário